Movimento de ativistas e artistas escrevem para cipotaneativa

Estamos contente com as respostas dos leitores online sobre o jornal Chopotó de Cipotânea trazendo muitas idéias novas.
Por isso queremos aqui publicar alguns comentários que recebemos. Agradecemos a historiadora Iêza Bomjardim, Paulo Roberto de Carvalho Pereira, Caetano Trindade, Nezito Reis e muitas outras pessoas, tais como iniciativa museu Chopotó.
Obrigado!

Sou filho de Cipotânea, residindo atualmente em Brasília, é com muita alegria que tomo conhecimento deste informe. Estava faltando uma voz ativa para divulgar a beleza e a história da doce Cipotânea. Aproveito a oportunidade para alertar, a prefeitura, para a necessidade de apoiar os produtores de cestas de palha de milho, é importante a criação de uma cooperativa no sentido de apoiar os produtores, na criação de novos medelos e na comercialização dos produtos. Assim, se evitaria a ação de atravessadores, que buscam o lucro fácil. Com o apoio da prefeitura e da cooperativa a arrecadação com as vendas poderia se reverter em benefícios para os produtores, beneficios como assistência médico-odontológica e participação na distribuição dos lucros. É um projeto que deve ser pensado com carinho. Aproveito, também, para alertar a prefeitura da necessidade de se investir na cultura. Os congados, que festa linda, é preciso que se divulgue e apoio essa manifestação popular e se resgate a história e o folclore local. Sendo uma festa religiosa é importante que esse evento faça parte do calendário das principais festas de Cipotânea.
Parabéns ao idealizador desse jornal pela iniciativa e dinamismo.
Paulo Carvalho

Olá,
Numa busca simples sobre Cipotânea encontrei este informe, que bom! Estava lendo os artigos com curiosidade, quando me surpreendi com o a proposta, quase um convite, de resgate do congado local… Há alguns anos ao ver a apresentação do grupo -já bem pequeno- guardei angustiada fotos que tirei e uma questão: o que acontecerá com estes remanescentes daqui há alguns anos? vão acabar? Portanto aproveito o espaço para oferecer minha ajuda no trabalho com o grupo de congado de Cipotânea, o que me daria imenso prazer. Sou historiadora, moro em Belo Horizonte e costumo visitar os meus avós que moram na cidade. Ficaria muito contente em manter contato com este editor oculto, que não conheço ainda, mais certamente merece os meus parabéns!!
Iêza Bomjardim
Parabéns pela iniciativa de pelo menos estar já debatendo assuntos importantes sobre a cultura em nossa cidade natal. EStamos querendo catalogar dados de bandas de congada e danca na regiäo.
Também devemos estar atentos a economia sustentável e ecológica. POr isso estou também disposto a engajar neste projeto.
Valeu Nêgo!
Copie o endereco e procura na google ou cole em cima de sua página e leia o jornal infonline cultural chopotó trazendo muitas noticias e mocó no Säo Caetano do Xopotó!

Deixe um comentário